Topo sergim

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração: MÚSICA NA CONTEMPORANEIDADE

Linhas de Pesquisa:

1) A linha de pesquisa MÚSICA, CRIAÇÃO E EXPRESSÃO  abarca pesquisas sobre processos de criação musical, performance musical e outras interfaces da música com processos de criação e expressão. Nesta linha são aceitos pesquisadores instrumentistas, cantores, regentes ou compositores que desenvolvam trabalhos que envolvam performance e criação musical. Trata-se de investigações sobre as ações e interações do fazer musical na contemporaneidade advindas das atividades performáticas instrumentais/canto tanto solo, de câmara como de grandes grupos e da criação musical. Objetos de estudo e abordagens incluem os variados repertórios, a tecnologia como instrumento pedagógico e de criação, inovação tanto metodológica quanto tecnológica e os processos de ensino e preparação para a performance sob a ótica do mundo contemporâneo. A seleção é diferenciada exigindo avaliação de conhecimento artístico em performance ou composição.

2) A linha de pesquisa MÚSICA, EDUCAÇÃO E SAÚDE abarca pesquisas sobre processos educacionais em música, processos terapêuticos utilizando a música (musicoterapia) e processos cognitivos em música em seus âmbitos teóricos e práticos. Nesta linha são aceitos pesquisadores que desenvolvam trabalhos que venham focar problemas atuais advindos dos processos supracitados nos diferentes espaços educacionais e de saúde: escola regular (do ensino básico ao universitário), escola específica de música, conjuntos musicais, projetos sociais, espaços alternativos, escola de educação especial, hospitais e clínicas. Os objetos de estudo incluem as metodologias de ensino musical, interações entre professor e aluno, métodos e técnicas em musicoterapia, inovações e aplicações tecnológicas. Nesta linha não há exigência de prova de performance na seleção.

3) A linha de pesquisa MÚSICA, CULTURA E SOCIEDADE abarca pesquisas sobre os processos sociais que envolvem o fazer musical sob os olhares da musicologia na contemporaneidade. Para tanto, são  utilizadas ferramentas da musicologia histórica, da etnomusicologia, da antropologia, da sociologia e da história cultural. Os objetos de pesquisa contemplam a música brasileira (popular, erudita, tradicional), músicas no mundo; música e cena dramática; festas; bandas de música; produção, circulação e recepção da obra musical. Trata as músicas como fenômenos integrantes e indissociáveis da trama de relações que constituem a cultura e a sociedade em determinado tempo e lugar. Nesta linha não há exigência de prova de performance na seleção.