Laboratórios
Mestrado em Música
Laboratório de Musicologia BRAZ WILSON POMPEU DE PINA FILHO: preservação e difusão de documentos escritos e audiovisuais |
|
Equipe: Dra. Ana Guiomar Rêgo Souza, Dra. Magda de Miranda Clímaco, Ms. David Figueiredo Castelo, Dr. Robervaldo Linhares Rosa, Dr. Marshal Gaioso Pinto (IFG), Doutoranda Gyovana Carneiro, Doutoranda Andrea |
|
Localização: Sala 10 - EMAC - Campus Samambaia Fotos |
|
Finalidade: |
(X ) Ensino ( X) Pesquisa ( X) Extensão |
A busca por caminhos para novas metodologias de pesquisa em musicologia e pelo intercâmbio desta subárea com programas de pós-graduação tem estimulado pesquisadores que buscam compreender melhor o contexto em que suas investigações se inserem, e não mais a busca por soluções para problemas pontuais relacionados exclusivamente a aspectos técnicos do fazer musical. Estes resultados são visíveis, tendo em vista a recente expansão dos programas de pós-graduação stricto-sensu na área de música, o que trouxe consigo a ampliação das linhas de pesquisa dentro da subárea musicologia. Tal ampliação evidenciou interfaces da musicologia carentes de atenção pelos pesquisadores da área, com a história cultural, a literatura, a antropologia, a sociologia, a linguística, dentre outras áreas afins, bem como diálogos intradisciplinares com a performance musical, etnomusicologia, musicoterapia e educação musical. Dentro deste cenário, as pesquisas realizadas no LM têm em comum a busca por compreender a história, cultura e sociedade, partindo do campo musical e o expandindo através de vivências captadas em documentos escritos (musicais ou não), iconografia, gravações de áudio ou audiovisuais, e aulas (in loco e via videoconferências).
Dessa forma o LM tem como objetivos:
ACERVOS
|
LABORATÓRIO DE PIANO EM GRUPO |
|
Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Carlos Henrique Coutinho Rodrigues Costa |
|
Localização: Sala 118 da EMAC |
|
Finalidade: |
( X ) Ensino ( X ) Pesquisa ( X ) Extensão |
Neste laboratório multiusuário investigam-se os processos de ensino-aprendizado na aplicação da metodologia de ensino coletivo de piano. Metodologia essa já estabelecida fora do país, mas que necessita de fomento para produção de material didático específico e desenvolvimento tecnológico. O grupo de pesquisa interinstitucional UFG/USP Ribeirão Preto “Piano em Grupo: Metodologia e Aplicação”, cadastrado no CnPq, publicou o primeiro livro didático em português para universitários em 2012, resultado das pesquisas realizadas neste laboratório. O “controlador” - equipamento que possibilita a escuta de mais de um teclado digital ao mesmo tempo pelo fone de ouvido enquanto outros podem ser utilizados sem interferência – não é fabricado no Brasil. O grupo de pesquisa pretende desenvolver projeto em parceria com as ciências tecnológicas para a confecção desse equipamento. Pesquisadores: Dr. Carlos Henrique Costa, Dra. Liliana Bollos (PNPD), Ms. Viviane Fiaia, Doutoranda Adriana Aguiar
|
Equipamentos: 11 Clavinovas CVP 401, 11 banquetas ajustáveis, 11 fones de ouvido, um amplificador |
LPqS – LABORATÓRIO DE PESQUISA SONORA |
|
Responsável pelo laboratório: Prof. Dr. Anselmo Guerra de Almeida |
|
Localização: Sala 230 – EMAC UFG |
|
Estúdio: Equipamento de Gravação e Difusão: 1 Pro Tools HD 2 (interface digital); 1 Accel Avid 192 I/O Interface; 1 Avid 192 A/D Option Card Avid; 1 C|24 Control Surface (mixer digital); 1 Apple Mac Pro 2.66 Ghz (computador); 7 Monitores Genelec 8050 (monitor áudio); 1 Sub Genelec 7070 (monitor áudio sub woofer); 2 LG LED 20" Widescreen E2050T (monitor vídeo); 1 Apple Mini Display Port to DVI Adapter; 1 Avid Interface DIGI 003 Mixer Factory; 1 Avid Complete Toolkit (software); 1 Celemony Melodyne (software); 14 Microfones (Neumman, Sennheiser, Shure, Behringer); diversos cabos (áudio, data) Sala: 24 assentos, mesa, lousa branca, projetor multimídia; 1 PowerBook Pro 15”; 1 Avid Interface DIGI 003 Mixer Factory (mixer digital); 1 Mackie SR24 8BUS (mixer analógico); 1 sistema BOSE 4.2 (4 torres e 2 subwoofers de projeção sonora); 3 amplificadores |
|
Finalidade: |
(x) Ensino (x) Pesquisa (x) Extensão |
O projeto do LPqS foi selecionado pelo edital de infra-estrutura - SESU/MEC1999 da UFG, que financiou seus equipamentos. O LPqS abriga as atividades laboratoriais, o Grupo de Música Eletroacústica como projeto de extensão, e o Projeto Estúdio Escola, que realiza gravações da programação artística da EMAC. Áreas de atuação do LPqS: Produção Musical: atingir o mercado da indústria fonográfica, gerando recursos para a instituição e aproximando os alunos do mercado de trabalho. Pesquisas do Som: dinamizar a produção de pesquisa, dissertações e recursos didáticos, valorizando, sobretudo, o Mestrado Música na Contemporaneidade. Documentação e Difusão: estimular a interação entre graduação e pós-graduação, divulgar e disponibilizar o conhecimento produzido em nossa unidade. |
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MUSICAL |
|
Responsável pelo laboratório: Profa. Dra. Nilceia Protásio Campos |
|
Localização: Sala 121 da EMAC/ UFG Campus Samambaia |
|
Finalidade: |
( X ) Ensino ( X ) Pesquisa ( X ) Extensão |
O Laboratório de Educação Musical da Emac/UFG visa proporcionar a articulação entre o ensino e a pesquisa na graduação e na pós-graduação, reunindo temáticas que convergem para o ensino de música, bem como desenvolver atividades de alcance externo à universidade, como são os projetos de Roda de Conversa. Os materiais disponibilizados no referido Laboratório possibilitam conhecimentos teóricos e metodológicos, por meio de recursos que estimulem o conhecimento musical, a reflexão e a crítica em educação musical. São objetivos do Laboratório: - Desenvolver ações que enfoquem o ensino de música, contemplando as áreas de percepção, composição, improvisação e interpretação musical. - Promover atividades de pesquisa, sobretudo as que têm como foco a educação musical, em diferentes contextos e aplicada a diferentes grupos. - Fomentar ações de tecnologia e inovação, imprimindo um caráter científico às discussões sobre educação musical, incentivando produções e publicações na área. |
LABORATÓRIO DE PERFORMANCE E COGNIÇÃO MUSICAL |
|
Responsável pelo laboratório: Dra. Sonia Ray |
|
Localização: sala 114 da EMAC/UFG |
|
Principais equipamentos e/ou mobiliários utilizados 1. Palco preparado acústicamente 2. Equipamento de gravação interna e externa 3. INSTRUMENTOS (Contrabaixos: 3= 3/4; 1=5/8, 1=1/2, 1= 1/4), 1 Piano ¼ cauda, 1 Piano elétrico) 4. Computador e impressora |
|
Finalidade: |
(x ) Ensino ( x) Pesquisa ( x ) Extensão |
Este laboratório tem por finalidade ser um espaço para experimentos sobre o fazer artístico a partir de práticas cênico-musicais. Abriga projetos de performance musical, cognição musical e pedagogia da performance. Os pesquisadores propõem que o palco seja o elemento de ligação entre aspectos da prática musical, cultural e cênica com aspectos cognitivos e artísticos. Seu caráter itinerante permite a troca de experiências mais direta com a comunidade de Goiânia e arredores. A documentação em vídeo das atividades serve de instrumento de avaliação da atuação cênico-artística bem como se constitui em material de referência para colaborações com pesquisadores de outras partes do Brasil. O laboratório promove também reuniões do GEPEM – Grupo de Estudos em Performance Musical e outras atividades pedagógicas e de pesquisa via video-conferência com pesquisadores de várias partes do Brasil e do exterior. Recursos: FUNAPE 2002; CNPq-pesquisa 2004; CAPES Equipamentos 2007; CNPq Universal 2013. |