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Ementas das Disciplinas

Metodologia da Pesquisa em Música – OBRIGATÓRIA PARA TODAS AS LINHAS DE PESQUISA – MCE, MCS e MES
Ementa: Fundamentos da pesquisa em ciência e arte. Conceituação de método. Caracterização dos paradigmas qualitativo e quantitativo. Desenvolvimento e fundamentações das metodologias gerais e suas diversidades. Questões acerca de metodologia, discurso científico, racionalidade, pensamento pós-metafísico e condição pós-moderna. Perspectivas e procedimentos metodológicos da pesquisa em Música. Especificidades das naturezas na Criação e Expressão Artísticas. Estudo dos vários aspectos da experiência musical e as aplicações práticas da investigação do comportamento e da produção musical. A mente musical e os processos que envolvem a audição, a performance (Práticas Interpretativas ) e as composições musicais, abrangendo questões básicas da psicologia e da educação musical, utilizando as inovações tecnológicas na investigação da performance humana.

Análise da Criação Contemporânea
Ementa: Avaliar a relação da música com o mundo contemporâneo. O Curso propõe-se como itinerário através das complexas tramas caracterizam a criação contemporânea, situados na história a partir da segunda guerra mundial também através dos conceitos das situações dos modelos e das metodologias. Caracterizam-se assim, as situações que afetam a criação contemporânea como os diversos agentes que intervêem na criação, os âmbitos de trabalho, o internacionalismo e particularismos, as vanguardas e anti-arte.

Apreciação e Crítica da Produção Musical Contemporânea
Ementa: Estudo crítico da música contemporânea com ênfase nos compositores e obras representativos dos movimentos de renovação estética, inseridos nos contextos histórico, social e cultural.

A Prosódia e a Articulação Musical no Período Barroco
Ementa: Estudo das características vindas do discurso oratório francês do século XVIII e sua equivalência com a articulação musical. Pesquisa de fontes primárias (século XVIII) que versam sobre língua francesa e suas características oratórias com a intenção de mostrar aspectos relevantes que são encontrados na escrita musical. Exploração das variações linguísticas que influenciaram as formas de composição e interpretação, confirmando a estreita relação entre língua falada e expressão musical.

Composição e Novas Tecnologias
Ementa: Partindo do conceito de que todo som e todo movimento são passíveis de organização, verificar as diferentes técnicas de composição já estabelecidas, as possibilidades de novas técnicas de composição e de novas possibilidades tecnológicas da produção do som, sobretudo na performance por meios mistos e nos ambientes interativos de composição e performance musicais. Este estudo realizar-se-á através da prática composicional. Desdobramentos contemporâneos entre som e imagem na construção da apreciação musical crítica A experiência consumatória Deweyana como constructo cognitivo/perceptivo da apreciação musical metalinguística crítica na contemporaneidade.

Escuta Crítica da Obra Vocal de J. S. Bach
Ementa: Um dos mais complexos corpus artísticos da música ocidental, a obra vocal de Bach tem desafiado gerações de apreciadores e performers, em face de sua profundidade teológica e sua feitura artística altamente pessoal. Na contemporaneidade, de modo especial, o estudo integrado e contextualizado dessa obra pode abrir espaço para inúmeras reflexões acerca das possibilidades de performance ou simplesmente para sua compreensão em nível mais abrangente. Com base em leituras específicas sobre a obra ou sobre o compositor e suas relações com seu tempo e espaço, o trabalho da disciplina enfocará as obras basilares desse corpus (Missas, Paixões, Motetos e Cantatas sacras e seculares), tendo como meio a audição de diferentes performances, permitindo, com isto, a inteiração com as diversas formas de execução que a música experimentou ao longo de quase um século de registro sonoro e audiovisual. Bibliografia: artigos, capítulos de livros, partituras e arquivos de som e imagem.

Ritmo e Cognição Musical
Ementa: ritmo biológico, ritmo musical, cognição, música e cognição. Objetivos: Compreender o ritmo biológico; Estudar sobre o ritmo musical; Estudar a relação do ritmo musical com a vida do ser humano; Aprender sobre a cognição; Entender o funcionamento cerebral frente ao estímulo rítmico; Entender a relação do movimento e a cognição no contexto musical.

Música, Cultura e Sociedade
Ementa: Análise de conceitos sócio-políticos. Pressupostos políticos da Música na sociedade contemporânea. Políticas públicas na realização de projetos culturais e artísticos. Pressupostos políticos da Música na Sociedade Contemporânea. Políticas públicas na realização de projetos culturais e artísticos.

Música e Cérebro
Ementa: Estudos sobre a relação música e cérebro. Neurociência. Noções básicas sobre o sistema nervoso, áreas cerebrais e principais funções, sistema sensorial, motor, funções mentais, neuroplasticidade.

Pensamento Musical e Complexidade
Ementa: A religação dos conhecimentos é um desafio cognitivo, ético e musical de dimensões planetárias. Envolve conhecimentos múltiplos, transdisciplinares, inclui o imaginário como elemento ativo em processos sócio-históricos musicais, exige uma intensa mobilização cognitiva, transgressora, fundada na complementaridade e na incerteza.

Poética da Interpretação Musical
Ementa: Desconstrução da tradição estética e exame crítico da representação conceitual. Abordagem ontológica da obra e a produção poética da verdade, da linguagem e do sentido da arte. O papel do intérprete nas diversas manifestações do fazer musical. A redução da linguagem à funcionalidade de um processo de comunicação. A desconstrução da relação sujeito-objeto. A necessidade da relação recíproca entre o ser humano e os demais seres no estabelecimento do sentido e da compreensão. Diferenças entre sentido e significado. A linguagem como relação. A interpretação como ato necessário à compreensão. A interpretação como poética e a poética da interpretação.

Psicologia da Música
Ementa: A disciplina propõe discutir os seguintes aspectos básicos da psicologia da música: (1) a formação aprofundada em questões relevantes para a percepção, performance e aprendizagem da música, e suas implicações no desenvolvimento psicológico, e (2) a realização de investigações originais no domínio da psicologia da música em todas as suas vertentes (aspectos cognitivos da teoria musical, percepção, performance e aprendizagem da música; aspectos emocionais propiciados pela experiência musical; implicações psico-sociais da educação musical).

Psicologia da Performance Musical
Ementa: Trata da música como modalidade de conhecimento; introdução ao estudo sobre teorias da psicologia da performance musical. Estudos comparativos de metodologias aplicadas ao estudo da psicologia da performance e da cognição musical; Abordar questões recentemente discutidas em pesquisas no âmbito da cognição musical em torno da atividade do performer musical, concentrando em tópicos que associam esta atividade e os estudos de psicologia da música.

Seminários em Educação Musical
Ementa: Trata de leituras e discussões sobre as tendências contemporâneas do campo da Educação Musical. Paradigmas, metodologias, abordagens inter e transdisciplinar, diversidade e novos rumos.

Seminários em Musicologia
Ementa: Esta disciplina propõe tópicos relativos à trajetória histórico/metodológica e às tendências e discussões atuais do campo de estudos musicológicos que apontam para a abordagem inter e transdisciplinar.

Seminários em Performance I e II
Ementa: Apresentações artísticas com ênfase na construção da performance através da revisão da literatura e discussão dos aspectos que constituem a apresentação musical. Desenvolver a crítica musical no sentido da avaliação construtiva da performance. Apresentar recital e artigo ao final da disciplina.

Teoria e Análise do Ritmo Musical
Ementa: Disciplina que visa o estudo de conceitos e teorias sobre a rítmica e a métrica musical, com especial ênfase na música de tradição Ocidental. Desenvolvimento da capacidade de análise e argumentação sobre os parâmetros musicais do ritmo e da métrica em estado isolado ou em conjunção com outros parâmetros.

Estudo Individual Orientado I, II, III e IV
Ementa: Orientação para confecção e execução do projeto de pesquisa.

Estudo Individual Orientado – instrumento/canto/composição (MCE) I, II, III e IV
Ementa: Orientação para preparação dos recitais e composições requeridos pelo programa.