
RECITAL DE ABERTURA - 2014
CATARINA DOMENICI, PIANO
Catarina Leite Domenici possui uma carreira ativa como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos com Angelina Colombo Ragazzi em Itapetininga, SP. Posteriormente recebeu bolsa de estudos para o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde estudou com Homero Magalhães (piano), Maria José Carrasqueira (música de câmara) e Homero Lotito (jazz), além de ter participado de vários masterclasses com Yara Bernette. Ao ingressar no curso de Bacharelado em Piano da UNESP na classe de Beatriz Balzi foi convidada por John Boudler a integrar o Grupo de Percussão do Instituto de Artes do Planalto (Grupo PIAP), junto ao qual atuou até a sua graduação. Recebeu bolsa de estudos do CNPq para realizar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music, onde foi assistente de Rebecca Penneys. Foi também bolsista da Chautauqua Institution (NY) nos anos de 1990, 1991 e 1995.
Como solista, recebeu o Troféu Açorianos de Melhor Instrumentista do ano de 2004, o Prêmio Lizie Teege Mason (1998) de melhor pianista da Eastman School of Music e o Performer’s Certificate em 1999, tendo também sido premiada no Chautauqua International Piano Concerto Competition (1995) e no 2º Concurso de Piano da Cidade de Araçatuba (1991). Em 2012 foi premiada no David Lang’s Piano Competition, tendo estreado uma nova obra no concerto com obras do compositor no Le Poisson Rouge, em Nova Iorque. Tem realizado recitais no Brasil, EUA e Europa buscando sempre apresentar obras inéditas e repertório inusitado. Com mais de 20 anos dedicados à performance da música contemporânea, Catarina apresentou-se em vários festivais tais como o June in Buffalo, Heidelberg New Music Festival, Chautauqua Music Festival, Festival Música Nova, Contemporâneo-RS, Encompor, Bienal de Música Contemporânea de Belo Horizonte, estreando centenas de obras. Em 2003 recebeu o prêmio FUMPROARTE da Prefeitura de Porto Alegre para gravar um CD com obras de oito compositores jovens nascidos em Porto Alegre na década de 60. Com a maioria das obras especialmente compostas para Catarina, o CD Porto 60 recebeu o Prêmio Açorianos de Menção Especial em 2004 e arrancou do critico Juarez Fonseca as seguintes linhas: “Melhor do que tocar bem piano é ter idéias e vislumbrar o novo que os ‘normais’ não vêem. E, aí, fazê-los ver. De uma só tacada, com o CD Porto 60 a pianista Catarina Domenici enfatiza a excelência de uma geração de compositores eruditos nascidos em Porto Alegre na década de 60, e se revela a melhor intérprete deles. ... Seu CD ultrapassa a condição de registro para se tornar referência.” Em 2013 participou dos CDs “Sonatinas de Camargo Guarnieri” e Cameratas & Consorts do compositor Daniel Wolff, ambos produzidos pelo Programa de Pós-Graduação em Musica da UFRGS.
Outras colaborações com compositores incluem os CDs Plural, com obras para piano e meios eletrônicos de James Correa e Eduardo Miranda; Volume 2 (Luciano Zanatta); Tudo Muda (Flávio Oliveira). Em 2009 foi convidada pelo compositor italiano Paolo Cavallone para gravar a peça “Confini” para piano solo, juntando-se a grandes nomes da música contemporânea como James Avery, Magnus Anderson, Tony Arnold e Jean Kopperud no CD Confini, produzido pela RAI trade e pelo Center for 21st-Century Music da University at Buffalo e lançado internacionalmente pela Tactus em 2011. Suas colaborações com a coreógrafa Maria Waleska van Helden nos espetáculo “Cem metros de valsa e um grama” (Premio Funarte Klauss Vianna de Dança) e “Não me toque estou cheia de lágrimas: sensações de Clarice Lispector” renderam-lhe duas indicações ao Prêmio Açorianos de Melhor Trilha de espetáculo de dança em 2011 e 2012.
Sua atuação como camerista tem sido reconhecida com os seguintes prêmios: prêmio especial do júri de Melhor Camerista do VII Prêmio Eldorado de Música; primeiro lugar e prêmio de melhor intérprete de música brasileira no 6º Concurso Nacional de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (Quinteto Scarlatti), Troféu Açorianos de Melhor Grupo de Música de Câmara pelo CD Kinematic (Musitrio); primeiro lugar no II Prêmio Eldorado de Música e Prêmio Lei Sarney de Revelação de Grupo Instrumental (Grupo PIAP). Como pianista do Ensemble Novo Horizonte, recebeu o prêmio de Melhor Gravação de Obra Experimental da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) pelo CD Brasil! New Music vol 1. Nos anos de 2006-2009 foi membro da Slee Sinfonieta em Buffalo (NY), tendo colaborado com diversos compositores e regentes tais como Harvey Sollberger, Charles Wuorinen, Brad Lubman e Andrew Rindfleisch em concertos, residências e gravações. Suas mais recentes colaborações camerísticas estão registradas nos CDs “Horn Constellation”, com o trompista Jacek Muzik, lançado internacionalmente pela Summit Records em 2011 e “Batque Ensemble”, lançado em 2012, e indicado ao 8º Prêmio Bravo! – Prime de Cultura na categoria de melhor CD erudito.
É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 onde atua na Pós-Graduação, na Graduação e na Educação à Distancia, tendo também exercido a docência na Eastman School of Music (1999-2000), Chautauqua Festival (2007-2009), Eastman Community Music School (2006-2009), University at Buffalo (2007-2009), Nazareth College (2008) e Finger Lakes Community College (2006-2007). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração (36º CIVEBRA), masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil (UFPB, UDESC, EMBAP, Conservatório de Tatuí, UFPEL, UFSM) e nos EUA (Chautauqua Festival, Western New York Pianos Teachers Forum). Entre 2010-2012 foi convidada para coordenar a interdisciplina de teclado no curso de Licenciatura à Distância da UFRGS, que visa formar educadores musicais para a rede de ensino público, sendo responsável pela elaboração do material didático e pela introdução de novas metodologias de ensino/aprendizagem.
Como pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea iniciada durante estágio de pós-doutorado na University of Buffalo (2008-2009).Os resultados desta pesquisa tem sido apresentados em congressos internacionais (“The Performer’s Voice”, Cingapura, 2009; “Performa”, Portugal, 2011; “2º EPARM Meeting”, Roma, 2012; 2º Performer’s Voice Symposium”, Cingapura, 2012; CMPCP International Conference, Cambridge, 2013 e 2014; IMR Conference, Londres, 2013; Philosophy of Performance International Conference, Surrey, 2013, Performa – Encontros de Investigação em Performance, 2013) e nacionais (XX Congresso da ANPPOM, Florianópolis, 2010; XXI Congresso da ANPPOM, Uberlândia, 2011; XXII Congresso da ANPPOM, João Pessoa, 2012, XXIII Congresso da ANPPOM, Natal, 2013.). Foi a única participante externa ao continente europeu no 2º Meeting of the European Plataform for Artistic Research in Music (EPARM), onde apresentou um dos 12 trabalhos selecionados para o evento. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. Em 2014, Catarina irá apresentar recitais e palestras na Suécia, Portugal, Inglaterra, Chile e Estados Unidos.