Weby shortcut
Topo sergim

Publicações

Atualizado em 19/08/15 12:21.

REVISTA MÚSICA HODIE (ISSN: 1676-3939 desde 2001)

 

Missão: Música Hodie visa incentivar a produção científica e artística relacionada à Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente.


Indexadores:
The Music Index; RILM-Abstracts of Music Literature, Arts & Humanity Index (Reutters); Capes Qualis "B2";

Fechamento Semestral:
O Conselho Editorial de Música Hodie recebe e avalia material para publicação (artigos, resumos, gravações e partituras) continuamente no sistema blind review e com pareceristas externos. Quando um número é fechado passamos a considerar artigos submetidos para o próximo ininterruptamente. Prazo estimado a partir do recebimento do artigo até a aprovação final: 90 dias.

Presidente do conselho Editorial: Sonia Ray soniaraybrasil@gmail.com

 

Revista Música Hodie-Web

Revista Música Hodie-SEER

 

ANAIS DO SEMPEM - Seminários de Pesquisa em Música do PPG (desde 2000)

 

O SEMPEM é promovido pelo PPG Música da EMAC-UFG ininterrupatemnte desde 2001 e os trabalhos apresentados nestes eventos estão editados e publicados nos Anais que podem ser consultados gratuitamente on-line. Consulte a publicação no link para os anais abaixo.

A publicação visa incentivar a produção científica e artística relacionada à performance musical e suas interfaces, composição e novas tecnologias, música e educação, música e interdisciplinaridade, políticas culturais, e documentação e difusão da música brasileira, concentrando-se na produção musical mais recente.

ANAIS ON-LINE DOS SEMPEM – SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG

 

 

PEDAGOGIA DA PERFORMANCE MUSICAL

Profª. Drª. Sônia Ray

Tese de Pós-Doutoramento apresentada a Comissão Especial de Avaliação convocada pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás como requisito parcial para a progressão de Professora Associada Nível IV para Professora TITULAR.

RESUMO: Esta pesquisa concentrou-se na discussão conceitual dos aspectos que definem pedagogia e suas implicações no ensino da performance musical. O objetivo principal foi propor um conceito para “Pedagogia da Performance Musical”. Espera-se que o conceito, uma vez defendido, seja aplicável a formação de artistas-professores da performance musical (instrumentistas, cantores e regentes). A escolha metodológica para este trabalho foi o uso de dois procedimentos principais: a revisão da literatura e a pesquisa de campo. A introdução do texto apresenta o conceito a ser defendido e o contextualiza. O corpo do trabalho está estruturado em 4 capítulos com o seguinte conteúdo: 1) trata da trajetória histórica da pedagogia na performance musical a partir da discussão da literatura; 2) apresenta uma reflexão sobre as aproximações e distanciamentos existentes em alguns termos relacionados a educação e ao ensino da performance musical; 3) apresenta conteúdos de cursos de graduação e pós-graduação em performance musical no Brasil e no exterior com ênfase em pedagogia da performance e também discute o perfil dos docentes de performance musical no Brasil e exterior; e 4) reapresenta o conceito de Pedagogia da Performance Musical aqui defendido, demonstrando sua importância para viabilizar a aquisição do conhecimento necessário ao profissional e docente da área. Após a conclusão, apresenta-se as referências e os anexos com documentos utilizados nas discussões.

PALAVRAS-CHAVE: conceito de pedagogia; pedagogia da performance musical; ensino da performance musical.

 

Listar Todas Voltar